O novo sistema operacional da Microsoft para smartphones deve ser apresentado em Barcelona, na Espanha, no Mobile World Congress, que acontece durante o Carnaval.
Os rumores sobre o Windows Mobile 7 (ou Windows Phone 7, dependendo de quem espalha os boatos) têm circulado há mais de um ano na web. Como não há informações oficiais, é difícil saber o que é verdade e o que é apenas boato nessas notícias. O certo é que a Microsoft não desistiu do cambaleante Windows Mobile. Ela deve estar investindo bastante nessa nova versão na esperança de reverter a contínua perda de participação no mercado que o Windows Mobile vem sofrendo nos últimos anos.
Um rumor persistente, o de que a Microsoft teria seu próprio celular, parece ser apenas um boato. A empresa deve continuar licenciando o sistema operacional a fabricantes de hardware com Samsung, LG e HTC. Mas a Microsoft deverá ser mais exigente quanto ao hardware do Windows Phone. Poderá requerer, por exemplo, que o aparelho seja capaz de processar gráficos 3D. E, como será o Windows Mobile 7? Segue uma lista de rumores que compilei com base no que foi publicado pelos sites PPCGeeks e MobileTechWorld. Mas não garanto que sejam verdadeiros, é claro.
- A previsão é que os celulares com o Windows Mobile 7 comecem a ser vendidos em setembro de 2010.
- A interface com o usuário será parecida com a do Zune HD, o player multimídia da Microsoft.
- Num primeiro momento, não haverá suporte a conteúdo em Flash, que poderá ser acrescentado depois.
- Diferentemente do que acontece com o Windows Mobile atual, a instalação de aplicativos só poderá ser feita por meio da loja online Windows Marketplace for Mobile.
- O sistema será monotarefa. Quando um aplicativo estiver rodando e outro for aberto, o primeiro será mantido em pausa, mas poderá emitir mensagens ao usuário.
- O Windows Marketplace for Mobile passará a permitir o download gratuito dos aplicativos pagos para o usuário experimentar antes de pagar.
- Aplicativos desenvolvidos para o Windows Mobile 6.x não vão rodar no Windows Phone 7. Mas será relativamente fácil, para os desenvolvedores, portá-lo para o novo sistema.
- Haverá integração com o Zune e com o Xbox.
- O sincronismo com o PC passará a ser feito pelo utilitário do Zune. O Windows Mobile Device Center será abandonado.
- Essa versão do sistema não vai permitir que o os fabricantes de hardware acrescentem suas próprias interfaces como as atuais TouchFlo e Sense encontradas nos aparelhos da HTC.
- O sistema terá aplicativos para acesso a redes sociais.
Note que há algumas esquisitices nessa lista, como as afirmações de que não haverá suporte a Flash, de que a instalação de aplicativos será feita apenas pelo Marketplace e de que o sistema será monotarefa. Essas coisas não fazem muito sentido para mim. Mas vamos ter de esperar até o Carnaval para saber o que é verdadeiro e o que não é.
Fonte: Info
Nenhum comentário:
Postar um comentário