A bordo da nave Mars Reconaissance Orbiter, da NASA, a HiRISE já tirou mais de 13 mil fotos em alta resolução de Marte. Apesar de cada imagem cobrir dezenas de quilômetros quadrados, esse número representa apenas 1% da superfície do planeta.
Isso significa que 99% de Marte continuam não registrados – e a Agência Espacial Americana decidiu que qualquer um poderá ajudar a escolher os próximos locais que gostaria de ver registrado.
A ideia de aceitar sugestões do público vem do concito original da HiRISE: aumentar o interesse das pessoas por Marte. Para isso, foi lançada uma nova ferramenta chamada HiWish.
Nele, é possível olhar mapas do planeta e ver quais locais já foram fotografados, quais foram sugeridos e escolher aquele que gostaria que fosse registrado. O programa é bem simples: basta se cadastrar e desenhar um retângulo sobre o mapa para indicar sua sugestão.
Também é necessário dar um título e explicar os potenciais benefícios científicos de se fotografar a área sugerida.
A equipe da HiRISE vai avaliar as sugestões e colocá-las em ordem de prioridade. Além da justificativa, o posicionamento da câmera em órbita influenciará a ordem das fotos.
Fonte: Info
Nenhum comentário:
Postar um comentário